Está buscando uma sobremesa de Páscoa diferentona? Sugiro a pastiera di grano. Ela é uma torta tradicionalíssima de ricota, grão de trigo e especiarias da região de Nápoles, na Itália, servida no domingo de Páscoa.
A chef Bete Carneiro, professora de gastronomia no Centro Universitário Anhanguera (unidade Santo André), explica que essa torta, de recheio delicioso e delicado, conquistou o mundo também pelo simbolismo que ela carrega:
A cor branca da farinha simboliza piedade; os grãos de trigo lembram a germinação da terra e o poder da natureza; ovo está associado ao mistério da existência e do renascimento; o açúcar representa a doçura do amor e as especiarias, os perfumes da primavera (estação da Páscoa na Europa).
Ela reuniu alguns jornalistas para ensinar como fazer essa iguaria e servir no domingo de Páscoa, substituindo as sobremesas tradicionais ou ser mais uma sobremesa de Páscoa além dos manjados mousse de chocolate (rsrsrs).
É fácil, mas demanda uma organização pois pede um preparo antecipado. Não é difícil, basta se organizar.
Dei uma pesquisada sobre essa receita no YouTube e achei algumas nonnas italianas fazendo. Percebi que existe uma pequena diferença e resolvi fazer a minha adaptação.
Aviso importante: a quantidade sugerida abaixo rende quatro tortas então aproveite para presentear os convidados. Não dá para congelar e ela dura três dias na geladeira em pote fechado.
Vamos à receita da Pastiera de Grano
Ingredientes
Para a massa da torta
1 xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de chá de açúcar refinado
1 ovo
1 pitada de sal refinado
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó químico
(Algumas nonnas italianas acrescentam essência de laranja na massa para deixá-la ainda mais perfumada)
Para o recheio
1 xícara de chá de trigo em grão com casca demolhado em água por 24 horas
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
2 tiras de casca de limão ou de laranja
1/2 xícara de chá de açúcar
250 gramas de ricota fresca
2 gemas + 1 ovo
2 claras
35 gramas de frutas cristalizadas
35 gramas de uva passa
Raspas de limão a gosto (se for limão siciliano, melhor!)
Raspas de laranja (qualquer laranja)
Canela em pó
Modo de preparo
MASSA
- Em um processador, misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Essa é a melhor maneira de evitar que o calor das suas mãos desande a massa, exigindo mais farinha e correndo o risco de ficar mais pesada.
- Caso não tenha processador, misture todos os ingredientes em uma tigela ou num local liso (e limpo) e trabalhe a massa com as pontas do dedos, evitando a palma a calorenta palma da mão. No vídeo abaixo, mostro como é a consistência da massa.
- Separe 1/3 da massa para ser a treliça. Para tirar essa quantidade, o melhor é fazer a massa em formato de pão.
- Coloque a massa separada dentro de um saco plástico e passe o rolo para abrir. Não deixe muito fino.
- Coloque o restante na filme em outro saco ou num filme plástico. Leve ambos pedaços para a geladeira.
- O ideal é que essa massa fique pelo menos duas horas gelando, principalmente a massa que será usada como treliça.
Recheio
- Cozinhe o grão com o leite, a manteiga, o açúcar e as duas tiras da casca do limão siciliano ou de laranja. Mexa de vez em quando. Cozinhe até ganhar uma consistência de mingau. Úmido, mas não líquido. Tire do fogo e deixe esfriar.
- Bata a ricota (pode ser na batedeira) até ganhar consistência cremosa, acrescente as 3 gemas + o ovo, açúcar, canela, raspas de limão, de laranja, uvas passas, frutas cristalizadas. Eu apenas desmanchei a ricota na mão e misturei os ingredientes.
- Bata as claras em neve
- Incorpore o trigo na ricota e, em seguida, as claras em neve. Misture bem devagar.
MONTAGEM
- Tire o pedaço maior da massa da geladeira logo depois de colocar o grão para cozinhar no leite.
- Abra a massa com um rolo para afinar e preencha uma forma redonda (ou várias formas redondas). Se ficar difícil de abrir, finalize o recheio enquanto a massa perde um pouco do gelo.
- Coloque o recheio na massa
- Em seguida, tire a massa reservada para as treliças. Corte em tiras não muito grossas para que elas não grudem na hora de assar. Não esqueça que essa massa é bastante amanteigada e vai ceder com o calor do fogo.
- Coloque as tiras sobre a massa e pincele essas partes com gema de ovo, apenas a gema. Não use a clara.
- Asse em forno pré-aquecido a 200 graus até as treliças dourarem. Tire do forno, deixe esfriar completamente antes de desenformar.
Sirva acompanhado de um café ou um vinho encorpado, festeje a renovação da vida ao redor da mesa com a família e os amigos.
Feliz Páscoa!
Um beijo,
Patricia
O post Sobremesa para Páscoa: Pastiera de grano apareceu primeiro em #comidaboamudatudo.